Notícias

Conheça a Reserva Extrativista Marinha da Baía de Iguape

Atenção, Comandantes!

Você sabia que parte do trecho da Regata Aratu-Maragojipe está dentro dos limites da Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Baía de Iguape?

A Resex abrange o território pesqueiro das populações tradicionais de Maragogipe, Cachoeira e São Félix e está margeado pelas águas do Rio Paraguaçu, na Baía de Todos-os-Santos. É uma Unidade de Conservação federal que tem como objetivo garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo o ecossistema estuarino, área de manguezais e os modos de vida das populações tradicionais da região.

Dentre as populações protegidas pela Resex Marinha Baía do Iguape estão os quilombolas, pescadores e marisqueiras artesanais, pequenos agricultores, artesãos, saveiristas e extrativistas vegetais. É a Reserva Extrativista da região Nordeste com o maior número de famílias cadastradas, com cerca de 25 mil pessoas beneficiadas que detêm riquíssimos saberes importantes de serem protegidos, tais como bens culturais registrados como patrimônio brasileiro ou práticas endêmicas de uso da natureza, ou seja, que não são encontradas em mais nenhum outro local do mundo.

A gestão da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio em conjunto com as populações tradicionais através de seu Conselho Deliberativo.

Faça a sua parte, proteja o meio ambiente, valorize as boas práticas sustentáveis e respeite as populações tradicionais da Baía do Iguape.

📸 Arquivo Resex Baía do Iguape/ICMBio

Aratu-Maragojipe abre penúltimo lote de inscrições

Atenção, Comandantes!

A partir do dia 1° até o dia 15 de agosto damos início ao 3° e penúltimo lote de inscrições da Regata Aratu-Maragojipe. Com mais de cem embarcações inscritas, o evento acontece no próximo dia 27, com velejadores de oito estados do país.

“Está chegando a hora da tão esperada #AratuMaragojipe, e o Aratu Iate Clube vem dedicando muito cuidado e carinho nesta edição, que promete rememorar as maravilhosas e inesquecíveis festas de abertura e premiação do evento, com a melhor das expectativas para a realização de uma regata inesquecível”, declara Moacyr Montenegro Jr, diretor de Vela do AIC.

Vale lembrar os avisos importantes aos participantes da Regata:

*Em função das solicitações dos órgãos competentes, para o desembarque em Maragojipe, serão exigidos os passaportes de vacinação da Covid-19 de todos os tripulantes das embarcações inscritas. Os mesmos devem ser encaminhados até o dia 20/08 para o contato@aratumaragoipe.com.br.

*Como apoio social às comunidades, será necessária a doação de alimentos não perecíveis pelas embarcações inscritas, conforme tabela abaixo. A entrega deve ser feita na secretaria do AIC, entre os dias 10/08 a 25/08.

TABELA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS

Até 26 pés - 8 kg
De 27 a 33 pés - 10kg
De 34 a 40 pés - 12 kg
Acima de 40 pés - 14 kg

Cartão de Vacinação e doação de alimentos serão exigidos na Aratu-Maragojipe

Atenção, Comandantes!

O Aratu Iate Clube não está medindo esforços para que a 53ª Regata Aratu-Maragojipe seja uma edição inesquecível. Para isso, além da sua imprescindível participação no evento, também é necessário que não esqueçamos de todos os cuidados na prevenção e combate ao Covid-19.

Por isso, em função das exigências dos órgãos competentes, para o desembarque em Maragojipe, serão exigidos os passaportes de vacinação da Covid-19 de todos os tripulantes das embarcações inscritas. Os mesmos devem ser encaminhados até o dia 20/08 para o contato@aratumaragoipe.com.br. É importante que todos colaborem, a fim de evitar qualquer desgaste em nossa festa – no mar e, sobretudo, em terra.

Também, para abrilhantar ainda mais a regata, seguimos com nosso apoio social às comunidades, solicitando - para a efetivação da inscrição - a doação de alimentos não-perecíveis, conforme tabela abaixo e encaminhada por e-mail a cada velejador inscrito. A entrega deve ser feita na secretaria do AIC, entre os dias 10/08 a 25/08.

Vamos juntos fazer a nossa parte e termos apenas as melhores lembranças da nossa tão aguardada #AratuMaragojipe!

TABELA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS

Até 26 pés - 8 kg
De 27 a 33 pés - 10kg
De 34 a 40 pés - 12 kg
Acima de 40 pés - 14 kg

Aratu-Maragojipe firma parceria com a Band Bahia

Nesta terça-feira (14), foi realizado na sede da BAND BAHIA, em Salvador, o lançamento da 53ª Regata Aratu-Maragojipe, onde foi oficializada a parceria da BAND como emissora oficial da Regata.

Na oportunidade, estavam presentes o Diretor da emissora, Sr. Augusto Correia Lima, o Sr. Edmilson Vaz, Diretor Comercial da BAND e BANDNEWS, o Comodoro do Aratu Iate Clube, Clube Pedro Mutti, o Diretor Lucio Bahia e o Gerente André Costa. Foi apresentada por Marcelo Fróes, da Via Náutica Consultoria e Eventos, toda a programação da Aratu-Maragojipe para empresas, entidades parceiras e potenciais patrocinadores do evento.

Também estiveram presentes a Chefe de Gabinete da SETUR/BA, Giuliana Brito, representando o Secretário Maurício Bacelar, o Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino (Dinha), acompanhado do vice Sid Serra, da Secretária de Esportes, Sirliane Ribeiro, do Secretário de Turismo, Joel Cerqueira, e o Diretor de Obras da EMBASA, Sr. Carlos Ramirez, representando o presidente Rogério Cedraz.

Confira matéria aqui no link: https://youtu.be/oW7mibQh92M

Lars Grael envia recado especial sobre a Aratu-Maragojipe

O velejador campeão mundial e medalhista olímpico, Lars Grael enviou um recado especial, convidando a todos para participar da Regata Aratu-Maragojipe.

Lars, que já participou de algumas edições do evento, ao lado do também irmão e campeão olímpico, Torben Grael, é um entusiasta da competição, que reúne uma navegação com rio, mar, competitividade, amizade e emoções mais do que renovadas nesta 53ª edição do evento. Não fique de fora e garanta a sua inscrição no site oficial: www.aratumaragojipe.com.br.

https://youtu.be/y4EHYVodBfo

Foto: Will Recarey

Regata Aratu-Maragojipe abre inscrições para sua edição 2022

Estão abertas as inscrições para a 53ª Regata Aratu-Maragojipe! Este ano, o evento acontece no dia 27 de agosto, com a expectativa de realização de uma grande e festiva programação, retomada após dois anos de pandemia e todos os protocolos estabelecidos. Veja aqui mais detalhes

Os associados do Aratu Iate Clube, em dias com suas mensalidades, terão ainda mais vantagens. Isso porque os lotes promocionais com 20% de desconto se estenderão até o prazo final das inscrições do evento, no dia 25 de agosto. Já os barcos filiados à ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e FENEB (Federação Náutica do Estado da Bahia) também poderão garantir descontos de 5%, mediante atualização das filiações nas listas de cada entidade.

Em breve, divulgaremos todos os detalhes da programação. Em caso de dúvidas, fale conosco pelo contato@aratumaragojipe.com.br.

Comodoro Pedro Mutti fala sobre as novidades na edição 2022 da regata

Prezados Velejadores,
Após todas as dificuldades em realizar duas edições em meio à pandemia, a Tradicional Regata Aratu-Maragojipe retomará o seu rumo normal. O evento que ocorrerá no dia 27 de agosto e completa 53 anos de existência, promete ser inesquecível.

Voltando a sua programação habitual, teremos na sexta-feira (26/08) véspera da regata, uma linda festa de abertura, na sede do nosso Aratu Iate Clube. No sábado (27/08), largamos da Baía de Todos-os-Santos, passando pelo encantador Rio Paraguaçu e chegando em Maragojipe, singrando assim um percurso de cerca de 30 milhas náuticas (60 km aprox.) de muita competição, beleza e contemplação.

Ainda no sábado à noite, em frente à ponte do Cajá, realizamos a animada festa de entrega dos prêmios, com muita música, resenha e diversão. Esse ano, de importante retomada, ficará marcado pelo retorno de patrocinadores que engrandecerá o nosso evento, solidificando a importância da nossa regata para o desenvolvimento do turismo náutico da Bahia. E focando nisso, teremos a inclusão dos tradicionais Saveiros de Vela de Iça e do Bordejo das Canoas, numa importante parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Enfim, com muita alegria, esperamos fazer um grande evento, do tamanho que nossa Bahia merece, recebendo velejadores de todo o Brasil como sempre e tendo a certeza de que todos voltarão aos seus portos encantados pela receptividade dos baianos e pela exuberância da nossa Bahia.

Foto: Will Recarey

Certificados de Medição devem ser atualizados na Aratu-Maragojipe

Para que todos os resultados sejam aferidos com precisão na 53ª Regata Aratu-Maragojipe, os velejadores inscritos nas classes RGS, ORC, IRC, VPRS e MOCRA, devem estar atentos para o envio dos Certificados de Medição da Embarcação atualizados (2022).

Os certificados devem ser anexados no momento da inscrição, atualizados nas listas das entidades responsáveis ou ainda, encaminhados para contato@aratumaragojipe. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.



Notícias

Conheça a Reserva Extrativista Marinha da Baía de Iguape
Cartão de Vacinação e alimentos serão exigidos
Lars Grael envia recado especial sobre a Aratu-Maragojipe

Contato

contato@aratumaragojipe.com.br

A Regata
  • A Regata Aratu-Maragojipe é organizada pelo Aratu Iate Clube, sendo considerada um dos maiores eventos náuticos da América Latina.

O Aratu Iate Clube