Notícias

Preservação ambiental é reforçada na Aratu-Maragoipe

Ao longo das suas 30 milhas de regata, a Aratu-Maragojipe navega também pela Reserva Extrativista da Baía do Iguape, área protegida que é reconhecida pelo Poder Público como de interesse ecológico e social. As Reservas Extrativistas (RESEX) são criadas por demanda popular com objetivos básicos de proteger os modos de vida e cultura de populações tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes no território. Sua gestão é compartilhada, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com as populações tradicionais e o Conselho Deliberativo.

O território da RESEX abrange as áreas de manguezais e o ecossistema estuarino da Baía do Iguape, no Rio Paraguaçu, é uma região de intensa produtividade pesqueira, rica biodiversidade, história e cultura.

Na RESEX Baía do Iguape já foram cadastradas pelo @ICMBio mais de 5000 famílias que são consideradas beneficiárias da unidade de conservação: são famílias pescadoras, marisqueiras, saveiristas, artesãs, agricultoras ou extrativistas vegetais. A conservação ambiental do território da RESEX está estreitamente relacionada com os modos tradicionais do saber e do fazer destas populações, e também a vida destas populações - e sua reprodução social, econômica e cultural – depende deste ambiente conservado.

Contemple, admire, valorize e respeite as populações tradicionais da Baía do Iguape. Veja mais fotos aqui

Ponte em Maragoijpe estará fechada durante a regata

Atendendo aos protocolos sanitários necessários para a realização da Regata Aratu-Maragojipe, e de acordo com as condicionantes estabelecidas pelos órgãos de licenciamento ambiental, no dia 21 de agosto de 2021, a partir das 9h, a ponte do Caijá estará fechada para pedestres. Autoridades fiscalizadores estarão atuando de forma constante na ponte durante o período da regata, que este ano será realizada de forma reduzida e sem desembarque de participantes.

Parceria com a Frico Corretora concede descontos aos associados AIC e Feneb

A Frico Corretora de Seguros, que é patrocinadora da 52a Regata Aratu-Maragogipe, está oferecendo descontos especiais em seguros náuticos aos associados do Aratu Iate Clube e filiados à Feneb.

Dentre as coberturas oferecidas estão, perda total, roubo ou furto, avarias, retirada ou colocação na água e transporte via terrestre. Os velejadores interessados podem ter mais informações pelo email: marisleymedeiros@fricoseguros.com.br.

Clique aqui e saiba mais

Capitão dos Portos da Bahia dará a largada da Aratu-Maragojipe

Na manhã desta terça (13) o Capitão dos Portos da Bahia, Paulo Rafael Ribeiro Gonzalez, recebeu a Diretoria do Aratu Iate Clube para tratar de assuntos relativos à 52ª Regata Aratu-Maragojipe. Além de todo o apoio institucional ao evento, o Capitão dos Portos confirmou que dará a largada da competição no dia 21 de agosto. Vale lembrar que as inscrições seguem abertas até o dia 19 de agosto.

Novo lote de inscrições é aberto com descontos até agosto

Nesta quinta-feira (8) a Regata Aratu-Maragojipe abre o seu 2° lote de inscrições. O período segue até 08/08, ainda com valores promocionais, para sócios do Aratu Iate Clube, filiados à Federação de Esportes Náuticos da Bahia (FENEB) e Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO). A Aratu-Maragojipe acontece no dia 21 de agosto e tem inscrições abertas até 19/08. Não fique de fora!

Mobirise

Barcos devem apresentar Certificados de Medição 2021

Os velejadores inscritos na Regata Aratu-Maragojipe nas classes RGS, ORC, IRC, VPRS e MOCRA, devem estar atentos para o envio dos Certificados de Medição da Embarcação atualizados.

Os certificados devem ser anexados no momento da inscrição, atualizados nas listas das entidades responsáveis ou ainda, encaminhados para contato@aratumaragojipe. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Mobirise

Comodoro Pedro Mutti fala sobre a realização da regata

Prezados Velejadores,

Espero que todos estejam bem de saúde. Estamos vivenciando momentos difíceis desde o início da Pandemia COVID-19 e com o Aratu Iate Clube não tem sido diferente. A cada dia são novos desafios, novos obstáculos, e quando parece que a tormenta está para passar, uma nova tempestade surge no horizonte, como foi a ¨2ª onda da pandemia¨ e a suposta e indesejada ¨3ª onda¨, que é uma possibilidade.

Vários desafios para a realização da tradicional Regata Aratu-Maragogipe em 2020 foram superados; desde o planejamento habitual até a intervenção do Ministério do Meio Ambiente para a liberação do evento. Neste ano, além de todos os desafios operacionais, também estamos convivendo diariamente com as incertezas da COVID-19 e a instabilidade dos decretos governamentais - praticamente editados semanalmente, liberando ou proibindo as atividades esportivas, culturais, comerciais, educacionais e recreativas.

A regata deste ano está confirmada para o dia 21 de agosto. Poucos dias depois, no dia 5 de outubro, o nosso querido Aratu Iate Clube completará 60 anos de fundação, portanto, esta edição da RAM realmente será muito especial para todos nós. Ela será realizada cumprindo todos os protocolos sanitários necessários e exigidos pela legislação. Não faremos aglomerações e infelizmente não poderemos realizar a grande festa de abertura para recebê-los como só o povo da Bahia sabe fazer, mas certamente a alegria de estarmos juntos, a organização do evento, da CR, da disputa na água, do percurso maravilhoso de rara beleza nas águas da Baia de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu, além da chegada em frente à cidade histórica de Maragogipe espera por todos nós.

Não deixe de participar, tenham todos os cuidados necessários e sejam bem-vindos a bordo.

Bons ventos

Pedro Mutti
Comodoro

Mobirise

Aberto primeiro lote com descontos promocionais

Já estão abertas as inscrições para a 52ª Regata Aratu-Maragojipe. Este ano, a previsão é de que evento aconteça no dia 21 de agosto, com todos os cuidados necessários em função da pandemia do Coronavírus.

Os associados do Aratu Iate Clube, em dias com suas mensalidades, este ano terão ainda mais vantagens. Isso porque os lotes promocionais com 20% de desconto na Regata Aratu-Maragojipe se estenderão até o prazo final do evento. Já os barcos filiados à ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e FENEB (Federação Náutica do Estado da Bahia) também poderão garantir descontos de 5%, mediante atualização das filiações nas listas de cada entidade.

Em breve, divulgaremos todos os detalhes da programação. Em caso de dúvidas, fale conosco pelo contato@aratumaragojipe.com.br 

Notícias

Preservação ambiental é reforçada na Aratu-Maragoipe
Comodoro Pedro Mutti fala sobre a realização da regata 
Ponte em Maragoijpe estará fechada durante a regata

Contato

contato@aratumaragojipe.com.br

A Regata
  • A Regata Aratu-Maragojipe é organizada pelo Aratu Iate Clube, sendo considerada um dos maiores eventos náuticos da América Latina.

O Aratu Iate Clube